GRUPO DE ARTESÃS DE CAETÉ PREPARA LIVRO QUE UNE TRADIÇÃO DO BORDADO E PATRIMÔNIO CULTURAL

Obra é inspirada no trabalho desenvolvido pelo Historiarte utilizando a técnica bordado livre para representar a arquitetura local

10/12/2019


A versão impressa do livro “Caeté em Fios e Laçadas” está sendo organizada pelo grupo Historiarte, com um projeto gráfico diretamente inspirado na obra criada pelas artesãs com bordados que representam o patrimônio arquitetônico caeteense.

Em técnica de bordado livre, o trabalho se baseia em pinturas de objetos históricos do Museu Regional de Caeté. Segundo uma das bordadeiras do Historiarte, Heloisa Urias, o livro está em fase de finalização de diagramação e o lançamento está previsto para fevereiro de 2020, junto às comemorações do aniversário de 305 anos da cidade. Na oportunidade, também deve ser organizada uma exposição com o livro original e outras obras das artesãs do grupo.

A impressão de 1.500 exemplares conta com o apoio da Prefeitura de Caeté, por meio de recurso aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio.

 

Sobre o Historiarte

O grupo de bordadeiras Historiarte faz parte da Associação Artesanal Senhora do Bonsucesso (Asseb). A instituição foi fundada em 2004 por um grupo de artesãos e artistas do município de Caeté, com vistas a difundir e promover a elaboração de produtos artesanais característicos da região, oferecendo oficinas de capacitação e comercialização de produtos. Por sua vez, o grupo Historiarte, que integra a associação, foi formado há dois anos e atua com foco na produção de peças por meio do bordado livre. O projeto também integra o programa Sementes da Sustentabilidade.

O Historiarte tem como principal inspiração o patrimônio cultural histórico e imaterial de Caeté. As suas bordadeiras atuam como verdadeiras guardiãs e mestras dessa delicada arte e promotoras dos bens culturais do município. O bordado produzido pelo grupo se destaca por sua criatividade, cuidado e qualidade, podendo se tornar um importante insumo para a divulgação turística de Caeté por símbolo de arte e tradição cultural do município.

 

Sementes da Sustentabilidade

O Sementes da Sustentabilidade é uma ação da Jaguar Mining que estimula o trabalho de diversas organizações, contribuindo para vitalidade social, econômica e cultural dos municípios onde a empresa está inserida. A iniciativa foi implantada em julho de 2017 e, desde julho de 2019, passou a atuar junto ao grupo de artesãs Historiarte.

O trabalho é desenvolvido por meio de reuniões, capacitações e apoio técnico. A atuação do programa contribuirá para estruturação de projetos da instituição, visando à construção de rede de parcerias e a gerar visibilidade dos produtos e serviços desenvolvidos.





Confira também:




ACESSE