Caminho Melhor pelo Esporte comemora ações realizadas em 2019

As atividades aconteceram durante todo o ano, atendendo a cerca de 130 meninos e meninas de Barão de Cocais

10/12/2019


Caminho Melhor é um dos projetos de sucesso de Barão de Cocais que fazem parte do Programa Sementes da Sustentabilidade. A iniciativa é focada no futebol, com aulas e treinamentos semanais oferecidos gratuitamente a crianças e adolescentes do município. As atividades aconteceram durante todo o ano de 2019, atendendo a cerca de 130 meninos e meninas.

De acordo com o coordenador do projeto, Altieres Reis, o ano foi muito produtivo, com as ações sendo realizadas continuamente. Além dos treinos, ele destaca algumas competições que o grupo participou: Copa Barão de Futebol de Campo; Torneio de Férias, realizado pela Prefeitura de Barão de Cocais; Torneio interno, promovido pelo próprio projeto; Torneio de Rio Piracicaba de Futebol Feminino; além de diversos jogos amistosos pela região.

 

Sobre o Caminho Melhor

O Caminho Melhor pelo Esporte, criado em 2017, é organizado pela Associação dos Moradores dos Bairros Leão XIII, Braz Molina e Boa Esperança de Barão de Cocais com foco na promoção social e do bem-estar de crianças e adolescentes da região por meio de atividades esportivas, culturais e sociais.

A iniciativa desempenha um papel social estratégico nas comunidades onde opera. Pelo esporte, busca a prevenção e o combate à violência e ao uso de drogas, fortalecendo especialmente a autoestima dos participantes e seus vínculos com a escola e a sociedade como um todo.

Por meio de treinamento e prática do esporte, o Caminho Melhor cria oportunidades para que crianças, adolescentes e jovens residentes no bairro Leão XIII e em bairros vizinhos tenham acesso qualitativo ao esporte, participando de treinos regulares, compondo os times do projeto e participando de disputas em campeonatos na região. As atividades são gratuitas e acontecem semanalmente, às segundas, quartas, quintas-feiras e sábados. Os aprendizados repassados por voluntários abrangem fundamentos táticos, técnicos e físicos. É importante destacar que, paralelo a esse conteúdo e às práticas, os alunos são inseridos em contexto de valorização das atitudes de respeito e cidadania e, também, da necessidade de manterem um bom desempenho e disciplina em suas respectivas escolas.

 

Sobre o Sementes da Sustentabilidade

O Sementes da Sustentabilidade é uma ação da Jaguar Mining que estimula o trabalho de diversas organizações, contribuindo para vitalidade social, econômica e cultural dos municípios onde a empresa atua. Dentro do programa, o Caminho Melhor recebeu consultorias e assessorias técnicas com vistas a auxiliar em seu funcionamento e na sua ampliação, por exemplo, com suporte para a inscrição em editais e outros programas de fomento ao bem-estar social, especialmente de crianças e adolescentes.





Confira também:




ACESSE